O que é fissura anal?

A fissura anal é uma lesão que ocorre no tecido de revestimento do canal anal, é como se fosse um “arranhão” na região anal.

É uma condição extremamente comum e, na maioria das vezes, muito dolorosa.

 

Quais os sintomas da fissura anal?

 

Os principais sintomas da fissura anal são dor importante e aguda ao evacuar ou logo após as evacuações (cortante, queimação), sangramento e espasmo que pode durar até 2 horas após a defecação.

 

Por que tenho fissura anal?

 

Múltiplos fatores podem estar envolvidos na sua formação, mas o trauma local é um dos principais mecanismos, como por exemplo a evacuação com fezes ressecadas.

Além disso, outros fatores podem estar envolvidos na sua causa como aumento da tonicidade da musculatura anismus e diminuição da vascularização local.

 

A fissura anal pode virar câncer?

 

Vale reforçar que, embora na maior parte das vezes ocorra por uma doença benigna, a fissura anal pode ser oriunda de doenças sexualmente transmissíveis como HIV e Sífilis ou oriunda de doenças como tuberculose ou doença de Crohn.

Além disso, ela pode ser uma manifestação inicial de carcinoma espinocelular de canal anal (CEC). Por este motivo, sua avaliação por um coloproctologista é importante.

 

Tenho fissura, preciso operar?

 

Acalme-se pois cerca de 90% dos pacientes terão uma cicatrização desta lesão com tratamento clínico, sem precisar passar por um procedimento cirúrgico!

 

Como tratar a fissura anal?

 

A base do tratamento da fissura anal, principalmente nos estádios mais iniciais (menos de 6 meses de histórias), consiste principalmente no bom funcionamento intestinal.

 

Para isto, é necessária a adequação de uma dieta rica em fibras e correta ingesta de água. Em alguns casos pode ser necessário o uso de laxantes e a realização de fisioterapia pélvica.

 

Além disso, pensando na dor local e melhor cicatrização, podemos associar ao tratamento pomadas com substâncias que visam o relaxamento da musculatura local como diltiazen, nitroglicerina ou toxina botulínica.

 

Estes medicamentos são formulados em farmácia de manipulação, ou seja, pomadas corriqueiras em farmácia não costumam fazer efeito.

 

Banhos de assento podem ser úteis para relaxamento da musculatura e auxílio na dor.

 

Dor no ânus ao evacuar, pode ser fissura anal?

 
Confira mais informações no vídeo abaixo da Dra. Aline Celeghini.

 

 

 

 

Quando operar?

 

A falha no tratamento clínico é uma das indicações de cirurgia para fissura anal.

 

Existem diversas técnicas cirúrgicas que podem ser realizadas como fissurectomia, esfincterotomia ou retalho mucoso.

 

Cada uma deve ser avaliada conforme o quadro clínico do paciente, doenças associadas e presença de hipertonia da musculatura esfincteriana.

 

 

DRA. ALINE CELEGHINI – PROCTOLOGISTA EM SÃO PAULO

A Dra. Aline Celeghini é Médica Coloproctologista e Cirurgiã Geral formada pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP).

Membro da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, atualmente é pós graduanda em Doenças Funcionais e Manometria do Aparelho Digestivo pelo Hospital Israelita Albert Einstein e professora da graduação em Medicina da Universidade Anhembi Morumbi.

A Dra. Aline Celeghini (CRM SP 183830) ajuda você a cuidar da saúde do seu intestino!

 

Confira outros conteúdos do nosso blog e instagram:

 

 

Nunc interdum sapien ut mauris maxi us consectetur porta nunc. Con vallislo em ipsum dolor sit amet onsec tet.

(11) 4862-3775
(11) 94137-0274

 

 

Working hour

Mon – Fri: 9 a.m. – 5 p.m.
Sat – Sun: Closed

650 Birmingham St,
London 3000, UK

Follow us:

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.