Tenho um Pólipo no Intestino. E agora?

Acalme-se. Antes de mais nada é preciso definir o que são pólipos no intestino.

Os pólipos são estruturas que crescem em qualquer mucosa do nosso organismo, sendo assim, podemos ter pólipos no útero, estômago e, inclusive, no intestino. Eles são formados por um crescimento anormal do tecido e afetam cerca de 20 % da população, sendo mais comuns no intestino grosso do que no intestino delgado.

Quais são os sintomas dos Pólipos no Intestino?

 

A maior parte dos pólipos é assintomática. Isto se dá, pois, seu crescimento é lento e suas dimensões (normalmente) são diminutas.

Por este motivo, é importante a realização da colonoscopia, principalmente de acordo com a sua história pessoal e familiar de câncer ou de pólipos.

Entretanto, quando sintomáticos, podem provocar sangramento, saída de muco nas fezes, dores abdominais

 

Como os pólipos são diagnosticados?

 

Existem 3 tipos de exames para o diagnóstico dos pólipos: a retossigmoidoscopia rígida, retossigmoidoscopia flexível. e a colonoscopia

 

Embora possamos realizar a colonoscopia virtual para identificação de lesões, para o diagnóstico de certeza precisamos de um destes três exames.

 

Os pólipos precisam ser tratados?

 

Todos os pólipos encontrados nas colonoscopias devem ser totalmente removidos e enviados para análise microscópica.

Com a melhoria e avanço das técnicas, a grande maioria dos pólipos pode ser removia por colonoscopia sem a necessidade de abordagem cirúrgica.

Entretanto, uma pequena porção deles necessita ser removido cirurgicamente.

 

 

 

Por que os pólipos precisam ser removidos?

 

Existem diversos tipos de pólipos e eles podem ser benignos ou malignos.

Para ter a certeza deste diagnóstico devemos realizar a retirada dos mesmos e a correta avaliação no microscópio (anatomopatológico).

Além disso, alguns tipos de pólipos benignos podem se transformar em câncer, como é o caso dos adenomas. Por este motivo, a sua retirada é a melhor forma de prevenção para o desenvolvimento do câncer de intestino.

 

Os pólipos voltam?

 

Não é frequente a recorrência (retorno) dos pólipos retirados. Entretanto, podem surgir novos pólipos em outras localizações.

Por este motivo, o acompanhamento periódico deve ser realizado. A depender do tamanho do pólipo, tipo histológico, número deles e história pessoal e familiar definimos em quanto tempo a colonoscopia deve ser repetida.

 

 

DRA. ALINE CELEGHINI – PROCTOLOGISTA EM SÃO PAULO

A Dra. Aline Celeghini é Médica Coloproctologista e Cirurgiã Geral formada pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP).

Membro da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, atualmente é pós graduanda em Doenças Funcionais e Manometria do Aparelho Digestivo pelo Hospital Israelita Albert Einstein e professora da graduação em Medicina da Universidade Anhembi Morumbi.

A Dra. Aline Celeghini (CRM SP 183830) ajuda você a cuidar da saúde do seu intestino!

 

Confira outros conteúdos do nosso blog e instagram:

 

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nunc interdum sapien ut mauris maxi us consectetur porta nunc. Con vallislo em ipsum dolor sit amet onsec tet.

(11) 4862-3775
(11) 94137-0274

 

 

Working hour

Mon – Fri: 9 a.m. – 5 p.m.
Sat – Sun: Closed

650 Birmingham St,
London 3000, UK

Follow us: