Como é a consulta com o Proctologista em São Paulo?

Você sabe o que é Coloproctologia?

 

Coloproctologia é uma área da Medicina, dentro da Cirurgia, que estuda o funcionamento do intestino delgado, grosso, reto e ânus e sua interação com o restante do organismo.

 

Isso significa que o cirurgião coloproctologista não é o médico que cuida apenas de hemorroidas e doenças orificiais! Este especialista pode realizar o diagnóstico e tratamento clínico e cirúrgico de diversas doenças relacionadas ao intestino.

 

Ele também atua no acompanhamento de doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável, nos pacientes com distúrbios de defecação como incontinência fecal e constipação e tumores de intestino sendo capacitado, inclusive, para realização de colonoscopias, manometrias anorretais, defecografias, dentre outros exames.

Para isto, sua formação incluí residência em cirurgia geral e coloproctologia, além dos seis anos de graduação em medicina.

 

Estes são alguns exemplos de doenças que o coloproctologista cuida:

 

 

 

Quando devemos procurar o Coloproctologista?

 

Assim como outras especialidades, a Coloproctologia também visa a prevenção de doenças e melhora na qualidade de vida das pessoas!

O câncer colorretal é o segundo mais frequente na população (exceto o câncer de pele não melanoma). Sendo assim, da mesma forma que temos o hábito de frequentar o Ginecologista e o Urologista  de forma preventiva, também devemos consultarmos rotineiramente com os Coloproctologistas!

Além disso, muitas outras doenças que não evoluem para câncer, mas que atrapalham muito a vida das pessoas, são cuidadas pela Coloproctologia!

 

Por isso, devemos procurar um Coloproctologista nas seguintes situações:

 

  • TODAS as pessoas a partir dos 45 anos
  • História familiar de câncer de intestino
  • Dor abdominal persistente
  • Constipação ou Diarreia crônica
  • Presença de caroço no ânus
  • Presença de sangue ou catarro no ânus
  • Alteração na consistência das fezes e na frequência das evacuações
  • Dor ou desconforto anal
  • Diagnóstico de HPV genital

 

Lembre-se, o diagnóstico precoce e a prevenção são os melhores aliados de um tratamento eficaz! Você não precisa e não deve conviver com sintomas que pioram sua qualidade de vida e que podem ser tratados!

 

Como é a primeira consulta com o Coloproctologista?

 

Muitas pessoas têm dúvida e medo da primeira consulta com o Coloproctologista. Mas vocês não precisam ter receio ou vergonha!

Primeiro, lembre-se de definir bem seus sintomas com detalhe. Eles serão extremamente importantes para o diagnóstico e tratamentos mais adequados.

O médico irá realizar diversos questionamentos sobre duração do quadro, sintomas associados e fatores de melhora ou piora.

Além disso, perguntas sobre ingesta alimentar, hábito intestinal e hábitos de vida também serão abordados na consulta.

Informações sobre sua história de doenças e medicações utilizadas bem como história familiar são de extrema importância para definir necessidade de exames complementares. Dessa forma, anote com precisão todas as informações sobre sua família.

Por fim, é necessária a realização do exame físico. Neste momento é possível que seja necessário a realização do exame proctológico para avaliação de lesões ou doenças do reto e canal anal.

 

Como é a o exame proctológico?

 

O exame proctológico é, normalmente, realizado com o paciente deitado sobre o lado esquerdo com as pernas flexionadas.

 

.

Ele inicia-se com a inspeção estática e dinâmica de todo períneo e margem anal: a coloração e a textura da pele são avaliadas.

Após a inspeção é realizado o exame de toque retal com o intuito de avaliar possíveis lesões, observar o tônus muscular e promover o relaxamento da musculatura para a introdução do anuscópio.

O anuscópio é um aparelho de cerca de 8 a 10 cm que possibilita a avaliação da mucosa do canal anal e reto.

 

 

Por fim, há a realização da retossigmoidoscopia. Esta etapa do exame muitas vezes não é realizada em ambiente de consultório e ele é solicitado como exame complementar.

O exame proctológico é realizado sem necessidade de anestesia e é indolor. Entretanto, algumas condições impossibilitam a sua realização e se faz necessária o exame sob anestesia em nível hospitalar.

Dessa forma, o exame proctológico é extremamente normal e rotineiro para o coloproctologista, vocês não precisam se sentir constrangidos! Nada será realizado sem o consentimento do paciente!

 

Qual é a diferença entre Urologia e Coloproctologia?

 

Quando se fala em Coloproctologia, muitas pessoas associam esta especialidade ao exame de próstata. Mas, na verdade, quem avalia a próstata e todo trato gênito urinário é o urologista!

Isto ocorre porque ambas as especialidades realizam o exame de toque retal.

Quando realizado pelo urologista, o exame de toque retal é feito devido à proximidade do mesmo com a próstata.

Quando realizado pelo Coloproctologista o objetivo é a avaliação do reto e canal anal.

Assim, o Coloproctologista avalia doenças do intestino delgado, cólon, reto e ânus e o Urologista cuida dos rins, ureteres, bexiga e das doenças que acometem o aparelho genital masculino, formado pelos testículos, vesículas seminais, canal deferente, próstata e pênis.

 

Quais os exames mais comuns na Coloproctologia?

 

Os exames na Coloproctologia podem ser solicitados tanto para pacientes com algum sintoma (investigação diagnóstica) quanto para o paciente que é assintomático, mas possuí algum fator de risco para determinada doença.

Embora muitos exames sejam desconhecidos pela população, não há por que sentir receito ou medo de sua realização.

Alguns dos exames mais solicitados pelos coloproctologista são:

 

 

Manometria Anorretal

 

 

Colonoscopia

 

 

 

DRA. ALINE CELEGHINI – PROCTOLOGISTA EM SÃO PAULO

A Dra. Aline Celeghini é Médica Coloproctologista e Cirurgiã Geral formada pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP).

Membro da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, atualmente é pós graduanda em Doenças Funcionais e Manometria do Aparelho Digestivo pelo Hospital Israelita Albert Einstein e professora da graduação em Medicina da Universidade Anhembi Morumbi.

A Dra. Aline Celeghini (CRM SP 183830) ajuda você a cuidar da saúde do seu intestino!

 

Confira outros conteúdos do nosso blog e instagram:

 

 

Nunc interdum sapien ut mauris maxi us consectetur porta nunc. Con vallislo em ipsum dolor sit amet onsec tet.

(11) 4862-3775
(11) 94137-0274

 

 

Working hour

Mon – Fri: 9 a.m. – 5 p.m.
Sat – Sun: Closed

650 Birmingham St,
London 3000, UK

Follow us:

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.