O que é a colonoscopia?
Assim como a retossigmoidoscopia é um exame que visualiza o intestino grosso por meio de uma câmera. Entretanto, ele consegue acessar todo intestino grosso e a parte final do intestino delgado.
É considerado o exame de escolha para o diagnóstico de doenças do cólon como o câncer, doença diverticular, pólipos e a doença inflamatória intestinal.
Como é feito o exame de colonoscopia?
O exame é realizado com a introdução do colonoscópio pelo ânus com a progressão do mesmo até o início do cólon e final do intestino delgado.
Este aparelho apresenta uma câmera em sua extremidade distal que transmite em tempo real todas as imagens necessárias. Com ele, também é possível a realização de biópsias, retirada de pólipos e cauterização de lesões.
A duração do exame é em torno de 30 minutos a 1 hora, podendo se estender por um período maior conforme a necessidade de procedimentos. Entretanto, o sedativo demora para desparecer completamente, por isso os pacientes devem estar acompanhados para a realização do exame.
O grau de sedação varia conforme a ansiedade, doenças do paciente e riscos de realização do exame. Para sedação mais profunda, muitas vezes é necessária a presença de um anestesiologista e realização do exame em ambiente hospitalar.
Como é feito o preparo?
Para avaliação adequada de cólon por meio da colonoscopia é necessário que ele esteja completamente limpo.
Dessa forma, o preparo deve passar por 3 fases importantes: suspensão de medicações que agem na coagulação; modificação da dieta; uso de laxantes.
Suspensão de medicações que geram sangramento
Algumas medicações devem ser suspensas antes da realização da colonoscopia pois podem facilitar sangramentos no caso da necessidade de retirada de pólipos ou de biópsias.
Dessa forma, você deve informar ao seu médico todas as medicações que utiliza para que ele possa avaliar os riscos e benefícios da suspensão destes remédios.
De maneira geral, a maior parte das medicações de uso contínuo não deve ser suspensa, apenas as medicações que agem na coagulação.
Modificação da dieta
Para um melhor preparo, deve-se realizar uma dieta livre de resíduos de 1 a 3 dias antes do procedimento. A relação das sugestões costuma ser enviada para o paciente junto com um kit de instruções para o exame.
Devido a restrição alimentar a ao uso dos laxantes, é de extrema importância o aumento de consumo de água e chás.
Uso de laxantes
Para limpeza do cólon é necessário o uso de laxantes para que ocorra a limpeza do cólon de forma adequada. A prescrição deles pode variar conforme seu hábito intestinal, entretanto, costuma-se orientar a ingesta de um laxante forte na noite anterior do exame ou parte no dia anterior, parte no dia do exame.
Em alguns casos, pode ser necessária a internação para realização do preparo bem como a realização de enema (lavagens) pelo reto ou pelas ileostomia/colostomias.
Quais os sintomas depois do exame?
Alguns pacientes apresentam cólicas, distensão abdominal e eliminação de flatos por até 3 horas da realização do exame. Estes sintomas podem ser minimizados com a administração de algumas medicações e com a realização de caminhadas.
Em alguns casos, após a realização de procedimentos como biópsias e retiradas de pólipos, podem ocorrer sangramentos nas primeiras evacuações. Normalmente eles são autolimitados, entretanto se você faz uso de anticoagulantes ou se forem sangramentos em grande quantidade ou se mantiverem por um período maior, você deve procurar o seu médico.
Colonoscopia detecta quais doenças?
A colonoscopia detecta doenças benignas ou malignas do cólon e reto. Para avaliação do canal anal, deve-se realizar a anuscopia.
Dessa forma, com a colonoscopia podemos identificar:
– Câncer de intestino
– Pólipos
– Colites e retites
– Retocolite ulcerativa
– Doença de Crohn
– Malformações de vasos
Quando a colonoscopia é indicada?
A colonoscopia pode ser solicitada para pacientes assintomáticos (como forma de rastreio de câncer colorretal) ou para os pacientes com sintomas associados a potenciais doenças benignas ou malignas do cólon e reto.
Dessa forma, em pacientes assintomáticos recomenda-se a realização em pacientes com mais de 45 anos, história familiar de câncer de intestino ou pólipos no intestino ou história familiar de câncer de ovário, endométrio, renal, intestino delgado, fígado em indivíduos com menos de 40 anos.
Já em pacientes sintomáticos, devemos solicitar na presença de sinais de alarme, como:
- Alteração do hábito intestinal
- Presença de anemia ou deficiência de ferro
- Lesões de pele associadas
- Tumoração palpável em abdômen
- Perda de peso não intencional
- Presença de sangramento intestinal
- Dor noturna ou durante a evacuação
- Ausência de melhora com o tratamento clínico
Quando realizar a colonoscopia no hospital?
Muitas pessoas me perguntam quando devem realizar a colonoscopia em hospital ou em clínicas.
No vídeo abaixo explico como definimos os riscos e indicações para cada caso!
Tenho que realizar a colonoscopia com qual frequência?
Atualmente não há mais a recomendação da realização da colonoscopia anualmente. Entretanto, esta pode ser uma orientação em alguns casos.
A avaliação do tempo da realização da próxima colonoscopia dependerá dos achados da colonoscopia anterior bem como da história pessoal e familiar do paciente. Dessa forma, sua indicação deve ser individualizada.
DRA. ALINE CELEGHINI – PROCTOLOGISTA EM SÃO PAULO
A Dra. Aline Celeghini é Médica Coloproctologista e Cirurgiã Geral formada pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP).
Membro da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, atualmente é pós graduanda em Doenças Funcionais e Manometria do Aparelho Digestivo pelo Hospital Israelita Albert Einstein e professora da graduação em Medicina da Universidade Anhembi Morumbi.
A Dra. Aline Celeghini (CRM SP 183830) ajuda você a cuidar da saúde do seu intestino!
Confira outros conteúdos do nosso blog e instagram:
- https://www.instagram.com/dra.alineceleghini/
- https://draalineceleghini.com.br/
- https://draalineceleghini.com.br/blog/
Comentários
-
Maria creuza
Excelente explicação da colonoscopia e da doença.
Adílson Martins Silvério
Muito Boa explicação ..
Tanto nas escritas quanto ao vídeo . Me senti estando em consults médica ; meus parabéns